
Um projeto pra lá de bacana: em 2010, o Peru vai abrir seu primeiro banco de leite humano em Lima, capital do país. O banco é voltado principalmente para crianças prematuras e mulheres que tiveram gravidez de alto risco. O mais legal é que o Brasil e a Espanha, que já contam com bancos de leite materno, deram apoio financeiro e estrutural ao projeto. No Brasil, os bancos de leite chegaram em 1998, com a criação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pelo Ministério da Saúde.
Doação de leite humano
1° de outubro foi Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Mas as doações, obviamente, não podem ser reduzidas a um único dia. Há muitas mães que produzem muito leite quando seu bebê não está por perto. Para não desperdiçar o leite em excesso que pode ser retirado com uma bombinha, você pode armazená-lo e doar para outras mães que têm dificuldade na produção desse importante alimento.
Em 2007, esse ato alimentou 130 mil bebês no país. Mas ainda há muito há ser feito. Em todo o Brasil existem cerca de 200 bancos de leite humano, que recebem as doações, pasteurizam o leite e o distribuem às crianças cujas mães não podem amamentar. Veja aqui a lista dos bancos de leite, por estado, ou informe-se pelo telefone 0800 61 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário